Cálculo de volume do
cilindro
É o movimento
do pistão no cilindro que empurra o ar no cano e faz a BB sair. Esta ação
parece simples, mas quando entramos nos detalhes há muito mais nisto do que
justamente expulsar uma quantia de ar. Os dois fatores importantes são pressão
de ar e relação de volume. Para adquirir uma boa pressão de ar é necessário termos
a relação de uma mola forte e vedação adequada.
Assim que o gatilho é apertado e o pistão liberado
pela engrenagem principal, ele é impulsionado pela mola e começa a correr o
cilindro. Do ponto que passa o buraco no cilindro é que começa a comprimir o ar,
este ponto é chamado "ponto de compressão". O volume de ar no
cilindro do ponto de compressão até onde bate na cabeça do cilindro temos o
volume de ar do cilindro. E o calibre do cano interno é justamente conhecido
como volume de cano.
Relação de volume
O
equilíbrio entre o volume do cilindro e o volume do cano é a relação de volume.
Esta relação de volume (combinado com pressão de ar) é o que determina a
velocidade que a BB sai do cano. Se o volume for baixo, então a BB não estará
alcançando seu potencial completo de velocidade. Se ao invés o volume for acima
do ponto onde o BB encerra o cano, a pressão de ar atrás dela ainda será muito
alta, esta pressão alta então será desperdiçada ao redor do BB e ocasionará uma
direção aleatória. Não é igual ao (Spin) giro aplicado pelo Hop-up, mas um giro
descontrolado que fará a BB voar em outra direção. Assim um volume muito alto
afetará a precisão.
Ótima proporção
Não
há um modo claro e simples para especificar qual é uma ótima proporção. Puramente
porque há muitos fatores para dar uma resposta simples. Então tentarei lhe dar algumas
diretrizes que ajudarão. Em geral, a proporção de valores de volume deveria
estar entre 1.5 e 2.5, e é melhor estar acima que abaixo. Canos internos longos
tendem a favorecer valores mais altos de 2 a 3.5 porque um volume muito baixo
terá maior efeito em canos mais longos que em mais curto. Assim, ter certeza que
entra bastante ar em canos mais longos aumenta a relação. Também canos de
precisão têm um diâmetro interno menor, assim menos ar escapa ao redor do BB, igualmente
eles requerem volumes menores, mas só ao redor 0.1 a 0.3 menos no volume.
Por que não uma proporção de 1 para 1?
Uma
relação de 1 por 1 deveria estar perfeita, se quiser ter a BB deixando o cano
com zero pressão de ar atrás dela. Mas, como foi visto acima, não é adequado. O
que devemos ter é o ar atrás e ao redor da BB até encerrar o cano e exatamente com
a mesma velocidade. Então temos uma arma perfeita onde o ar ao redor da BB não
empurra para fora do centro, e ao mesmo tempo empurra o BB no cano inteiro. Mas,
para conseguir isto você precisaria inventar um medidor de velocidade do ar com
uma extrema taxa de precisão para medir a velocidade do ar e igualmente à
velocidade da BB na arma. E isso é inviável! Assim, há um modo fácil para fazer
isto olhando para a tabela de relações de volume. Essa tabela é baseada nas
medidas padrões de fábrica de vários modelos e marcas do mercado. Mas,
ressaltando que essa tabela é apenas uma estimativa que poderá variar muito
conforme o conjunto de fatores que influenciam o resultado final.
Existem
sites com calculadora de volume que lhe ajudará a achar sua relação. Mas, nem
sempre indicará substituições exatas e seguras de peças ajustadas para seu
modelo de arma.
Cilindros
Existem
vários modelos de cilindros e suas classificações conforme o posicionamento do
buraco é dado conforme o fabricante, por exemplo: Tipo 1, 2, 3, ou A, B, C e
etc. Para o melhor reconhecimento de sua classificação segue como mostrado na
tabela: Fechado, extremidade, 4/5, 3/4 e 1/2.
Também o tipo
de material desses cilindros pode variar como: cobre (comumente padrão de
fabrica), alumínio, aço e fibra de carbono. Outro fator pouco observado é o formato
do buraco adotado por cada fabricante. Encontraremos geralmente vazões ovais (largas
e estreitas), gotas e até mesmo círculos (armas com Blowback pneumático).
O
buraco com formato de gota é considerado o melhor, pois ajuda o pistão assentar-se
no cilindro gradativamente e diminuir o atrito do Oring do pistão.
EXCELENTE MATERIAL, Forte Abraço
ResponderExcluirObrigado
ExcluirGrato, Abs
ResponderExcluirPerabens pelo post. Teria como acrescentar à tabela de volumes de cilindro os modelos mais comuns de Sniper como vsr-10, aps2, m28, m24 etc? ABS.
ResponderExcluirSensei qual seria o tamanho padrão de o ring cabeça de pistão ?
ResponderExcluirBoa matéria , pra calcular o valor cúbico de cilindros e canos , multiplique o valor de PI (3.1416) pelo valor do raio ao quadrado , assim você saberá o quanto de ar cabe no cilindro e se e proporcional ao volume que precisa pra preencher todo o cano , abraço
ResponderExcluirEsqueci de colocar que tem que multiplicar pelo comprimento
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGosto muito da sua página.
ResponderExcluirTenho uma grande duvdúv. Estou montando uma dmr em cima da plataforma krytac. Quero comprar o cano, cilindro já sei que eo tipo 0. Mas tenho muitas duvidas em relação ao tamanho e medida d cano.
Uns dizem 6.03 x 455 outros dizem 6.05 por 509. Qual você me indicaria? Não quero gastar a grana e não ficar bom o cano.
Muito boa matéria, parabéns.
ResponderExcluirObrigado
ExcluirÓTIMO!!! MATERIAL. SHOW!!!!!!!!!!!!!!!!!! SHOW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOCÊ TÁ DE PARABÉNS! PELO GRANDE TRABALHO. SE TIVER MAIS CONTEÚDOS PARA PUBLICAR AGRADECEMOS...
ResponderExcluirExcelente matéria. Vc pode indicar um dos sites calculadora q vc citou? Q tipo de cilindro seria ideal para um cano 6.13x433mm? Um normal fechado daria conta de empurrar uma BB 0.28g aí ou teria q usar um kit boreup?
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